sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Livro de Eli.

Olá! Depois de um tempo sumida, estou de volta pra tirar a poeira e espantar as aranhas! E pra começar a arrumação da casa vou começar com uma dica de cinema. Pode estar meio atrasada mas vale apena.

Ficha:
Nome em português: O Livro de Eli
Nome Original: The Book of Eli
Gênero: Aventura
Ano: 2010
Direção: Albert Hughes e Allen Hughes ( Do Inferno)
Roteiro: Gary Whitta
Produção: Broderick Johnson, Andrew A. Kosove, Joel Silver, David Valdes e Denzel Washington
Edição: Cindy Mollo
Música: Atticus Ross
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Evan Jones, Joe Pingue, Frances de la Tour, Michael Gambon, Tom Waits, Chris Browning, Richard Cetrone, Lateef Crowder, Keith Davis, Don Tai, Thom Williams, Lora Cunningham, Scott Wilder, Heidi Pascoe, Jennifer Caputo, Eddie Perez, Spencer Sano, Karin Silvestri, Mike Gunther, John Koyama, Mike McCarty, Scott Michael Morgan, Sala Baker, Arron Shiver, Justin Tade, Mike Seal, Richard A. Smith, Paul Crawford, Edward A. Duran, David Wald, Jermaine Washington, Kofi Elam, Clay Donahue Fontenot, Al Goto, Brad Martin, Tim Rigby, Luis Bordonada, Robert Powell, Angelique Midthunder, Todd Schneider, Darrin Prescott, Laurence Chavez, Brian Lucero, David Midthunder, Malcolm McDowell e Frank Powers.

Sinopse:
"Num mundo pós-apocalíptico Eli (Denzel) é um homem solitário que tem de proteger um livro sagrado que pode conter a resposta para salvação da humanidade, mas como todo herói tem seu algoz nessa história não é diferente e para poder obter o livro, um tirano prefeito de uma pequena cidade (Gary Oldman) fará de tudo, mesmo que para isso tenha de matar Eli."

O filme se passa em um futuro, onde o Mundo se tornou uma grande terra devastada e desolada. Cidades outrora majestosas são agora armadilhas mortais em decomposição; e as estradas se transformaram em rodovias de pesadelo infestadas por bandidos. É nesse cenário que Eli segue o objetivo de levar seu livro para o Oeste. Com uma fotografia excelente, que usa o tom monocromático para exaltar a sensação de que tudo está morto e destruído, aliada a interpretação de Denzel Washington como Eli, o filme foi amado por muito e nem tanto por outros devido as peças soltas no tabuleiro. O roteiro não se preocupa em explicar o passado, dando apenas algumas pontas para o próprio público amarrar, mas deixa claro as intenções de futuro, que como em todo filme de apocalipse, é a reconstrução do mundo. E é isso! O que o faz esse roteiro simples ser algo bom é o modo como foi feito. As habilidades fora do normal de Eli nos fazem pensar se ele é apenas alguém com muita (eu disse muita!!) fé ou se tem algo mais agindo por ele. O vilão Carnegie (Gary Oldman) realmente poderia ter sido um personagem mais complexo do que foi. Um tirano que deseja encontrar a bíblia para utilizar seus ensinamentos como manipulação de massa é pouco para o que a idéia do personagem oferecia. Mas ficou bom. Uma personagem que ficou apagada foi a de Mila Kunis, a Solara.
Gostei do estilo dela e a idéia que me passou no final do filme convenceu de seu propósito ao lado de Eli (alguém tem continuar!). As cenas de ação são um caso aparte! Muito bem feitas, coreografadas e fotografadas.

Curiosidade: todas essas cenas foram gravadas em subsequências e Denzel não utilizou dublês para fazê-las.
Questões irônicas também rodeiam o filme. Como por exemplo, o portador da Bíbilia ser um homem muito religioso, mas que mata impiedosa e violentamente qualquer um que cruzar seu caminho ameaçando o livro (me remete muito aos templários).
Sinto-me um pouco desconfortável com a mensagem nas entrelinhas de que o mundo seria um caos sem a religião cristã em específico; já que se faz quase nenhuma menção às outras. Mas ao mesmo tempo mostra (e eu acredito que seja um alfinetada à alguns políticos da Casa Branca) como pessoas mal-intencionadas podem utilizar a fé para manipular as massas.
Bom, é isso. Deixo vocês com um trailer e com o endereço do site oficial no Brasil do filme, lá dá pra assistir dois curtas sobre o mocinho e o vilão do filme antes do apocalipse. Enjoy!